Obras Portuárias
Terminal XXI
Sines, Portugal

Cliente:

Trabalho desenvolvido para a Port Authority Singapore (PSA) em Sines.

Descrição:

Cais com 382,10m de comprimento para acostagem de navios de contentores com fundo de serviço de -16.00m (ZH) constituído por 15 caixotões de 31,75m x 19,00m x 20,55m assente sobre prisma de enrocamento.

Construção de terrapleno com 160.000 m² de superfície.

Novo Cais de Cruzeiros – Funchal
Madeira, Portugal

Descrição:

Cais com frente acostável de 322,35m e fundos de serviço a ‐8.00M (ZH). Total de 17 caixotões, dos quais 6 com paredes abertas para câmaras de dissipação da energia das ondas.

Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões
Leixões, Portugal

Descrições:

Obras marítimas do Terminal de Cruzeiros. Ponte cais com 340 m de comprimento, plataforma à cota +6.00m (ZH) e fundos de serviço a ‐10.00m (ZH).

Cais em estrutura aberta executado em elementos pré-fabricados, fundado sobre estacas com 1.000 mm de diâmetro em betão armado.

Terminal de Contentores a -16.00 (ZH)
Malabo, Guiné Equatorial

Descrição:

Obra constituída por dois cais a -16.00m (ZH), um para Terminal Misto com 340m de comprimento e terrapleno de 5,3 ha, outro para Terminal de Contentores com 530m de comprimento e 12,7 ha de terrapleno.

Terminal de Roll-On Roll-Off a -9.00 (ZH)
Malabo, Guiné Equatorial

Descrição:

Três cais contíguos em caixotões. Cais multiusos com 350m para navios até 27.000 DWT com Cais “Roll‐On Roll‐Off” com 36m. Cais de serviço com 55m feito em caixotões assentes em solo previamente consolidado por vibro‐substituição .

Expansão Modernização do Porto da Praia
Ilha de Santiago, Cabo verde

Descrição:

Reabilitação do cais existente com 217m de comprimento com fundos de serviço à cota ‐9.00m (ZH).

Extensão em 260m com 13 caixotões de betão armado fundados à cota -14.00m (ZH) e duas colunas de aduelas de grandes dimensões, com fundos de serviço cota -13.50m (ZH) obtendo-se um total de 484m de cais..

Construção do manto de proteção marginal do parque de contentores de cerca de 650 ml protegido por core-locs.

Construção de 234m de quebra-mar com fundos até -18.00m (ZH), protegido por blocos core-locs de 10 tn.

Dragagem de bacia de manobras e canal de acesso à cota -12.00m (ZH) com draga de sucção e arrastO.

Construção do parque de contentores com área total de 8 ha incluindo infraestruturas necessárias.

Fornecimento e instalação de sistema de apoio à navegação, constituído por farol de sinalização e luz de setor.

Construção de Cais e Posto Petrolífero no Porto de Bata
Bata, Guiné Equatorial

Cais:

Construção de uma estrutura gravítica em caixotões de betão armado pré-fabricados com 870m de comprimento.

Os caixotes estão assentes sobre um prisma de enrocamento com 5/6 m de espessura e um solo de fundação reforçado por vibro-compactação.

Os trabalhos incluíram a dragagem do fundo lodoso até -15.00 ZH, vibro-compactação do fundo arenoso entre -15.00 e -24.00 ZH, construção do prisma de apoio em enrocamento, pré-fabrico e colocação dos caixotões, construção in-situ do muro de coroamento e o fornecimento e instalação de acessórios do cais.

Terminal Petrolífero:

Construção de três duques d’alba de atracação, em caixotões de betão armado assentes sobre camada de enrocamento construída sobre solo vibro-compactado.

Os caixotões foram pré-fabricados no Porto de Malabo, por termos aí instalado todo o estaleiro de pré-fabrico utilizado nos terminais daquele porto, e rebocados até ao porto de Bata numa distância de cerca de 150 milhas náuticas.

Ampliação do Terminal Multipurpose de Sines
Sines, Portugal

Descrição:

Construção de cais com frente acostável de 305m, com fundos de serviço de -18.00m (ZH), em caixotões com 22.30m de altura.

No tardoz deste cais foi construído um cais paralelo com fundos de serviço de -15.00m (ZH).

O terrapleno criado entre os dois novos cais tem 76.2m de largura, sendo fechado no topo por um cais vertical com fundos igualmente à cota -15.00m (ZH).

Posto para navios Roll-On Roll-Off de descarga longitudinal constituído por rampa fixa à cota +7.00 m (ZH) do lado terra e do lado mar à cota +4.10m (ZH).

Terminal de Contentores / Plataforma Multimodal - Cais em Estacas e em Caixotões
Setúbal, Portugal

Descrição:

Construção de um Terminal com fundos de serviço à cota -15.00m (ZH) e frente acostável total de 726m. O cais é composto por 528m realizados em caixotões com dimensão de 24,90 (comp.) x 15,90 (larg.) x 17,50 (alt.), e 198m realizados em estacas em betão armado de 1.000mm de diâmetro, construído pelo processo de camisa metálica perdida.

Terrapleno associado com 21 ha e pavimento em betão com camada de desgaste em blocos tipo “Beccer”.