Dragagem:
O referido canal foi dragado à cota -2,70m (ZH).
O material dragado era constituído por calcários e calcários fracturados.
O material dragado foi depositado numa zona especificada e pré-determinada e de acordo com estudo de impacto ambiental a 1 milha náutica da zona dos trabalhos.
Dragagem:
O quebramento e dragagem de rocha numa extensão de cerca de 400.000 m² até à cota -12.00m (ZH).
A rocha e o material compacto após quebramento por explosivos foram removidos pela draga DRAGAMAR, e levados a deposito no mar por batelões.
Quantidades:
Dragagem de sedimentos/lodos com Draga de Sucção: 400.766 m³.
Dragagem de lodos compactos com Escavadora Hidráulica: 84.503 m³.
Quebramento e dragagem de rocha (desmonte com explosivos + dragagem com Escavadora Hidráulica): 216.602 m³.
Dragagem do canal:
A empreitada consistiu no quebramento e dragagem de cerca de 22.250 m³ de rocha ao longo de 325m no rio Douro.
O aprofundamento para 4,00 ZH e alargamento de 40 m, visou melhorar a navegabilidade no rio Douro.
Método:
O quebramento realizou-se com recurso a dois pontões equipados com unidades de furação hidráulicas.
Foram consumidos cerca de 25.000 Kg de explosivo 4.500 detonadores. O sistema de detonação utilizado foi o não eléctrico NONEL. Para a dragagem recorreu-se ao pontão DRAGAMAR equipado com escavadora Liebherr 984.
Os produtos escavados foram transportados a vazadouro por batelão hydroclap.
Extensão:
Trata-se da maior obra de dragagem alguma vez feita em Portugal em termos de extensão, num total de 95 Kms de canais e esteiros na ria de Aveiro
Quantidade:
A quantidade total de sedimentos a dragar é de 1.000.000,00 de metros cúbicos.
Dragagem:
O projecto tinha como objectivo proceder ao aumento do calado operativo num tramo de 500m do identificado Cais Juan Carlos I, passando dos iniciais -17,00mZH para -18,50m (ZH).
Para estes trabalhos foi mobilizado o equipamento Novadragamar, equipado com o ripper Xcentric 130 e o batelão de transporte de dragados Philae.
Quantidades
A dragagem desenvolve-se numa área aproximada de cerca de 200.000 m².
Os solos a dragar são maioritariamente constituídos pela alternância de argilas consolidadas, margas e arenitos, formações típicas de flysch do campo de Gibraltar.
Dragagem do canal de acesso e bacia de rotação:
Dragagem do canal de acesso com 7.500 m de comprimento.
Largura máxima de 215m, mínima de 117 e bacia de rotação com raio de 170m, por draga de sucção e arrasto.
Alteração do calado máximo de acesso ao porto dos -10,60m (ZH) m para os -12,50m (ZH).
Quebramento e dragagem de rocha:
Quebramento de rocha com recurso a explosivos protegido por cortina de bolhas evitando a transmissão de vibrações à cidade. Dragagem por Backhoe Dredger, transporte e despejo a 7,5m fora da barra.
Quantidades:
Draga de sucção e arrasto: 1.890.000 m³.
Clamshell: 228.359 m³.
Manutenção: 502.246 m³.
Rocha: 114.560 m³.