Dragagens
Dragagem do canal exterior de acesso ao Porto e parte da futura bacia de Porto La Cotinière
Saint-Pierre-d'Oléron, França

Dragagem:

O referido canal foi dragado à cota -2,70m (ZH).

O material dragado era constituído por calcários e calcários fracturados.

O material dragado foi depositado numa zona especificada e pré-determinada e de acordo com estudo de impacto ambiental a 1 milha náutica da zona dos trabalhos.

Estabelecimento da Bacia de Rotação e Canal de Acesso do Porto de Leixões
Matosinhos, Portugal

Dragagem:

O quebramento e dragagem de rocha numa extensão de cerca de 400.000 m² até à cota -12.00m (ZH).

A rocha e o material compacto após quebramento por explosivos foram removidos pela draga DRAGAMAR, e levados a deposito no mar por batelões.

Quantidades:

Dragagem de sedimentos/lodos com Draga de Sucção: 400.766 m³.

Dragagem de lodos compactos com Escavadora Hidráulica: 84.503 m³.

Quebramento e dragagem de rocha (desmonte com explosivos + dragagem com Escavadora Hidráulica): 216.602 m³.

Via Navegável do Douro
Douro, Portugal

Dragagem do canal:

A empreitada consistiu no quebramento e dragagem de cerca de 22.250 m³ de rocha ao longo de 325m no rio Douro.

O aprofundamento para 4,00 ZH e alargamento de 40 m, visou melhorar a navegabilidade no rio Douro.

Método:

O quebramento realizou-se com recurso a dois pontões equipados com unidades de furação hidráulicas.

Foram consumidos cerca de 25.000 Kg de explosivo 4.500 detonadores. O sistema de detonação utilizado foi o não eléctrico NONEL. Para a dragagem recorreu-se ao pontão DRAGAMAR equipado com escavadora Liebherr 984.

Os produtos escavados foram transportados a vazadouro por batelão hydroclap.

Transposição de Sedimentos para a Optimização do Equilíbrio Hidrodinâmico na Ria de Aveiro
Distrito de Aveiro, Portugal

Extensão:

Trata-se da maior obra de dragagem alguma vez feita em Portugal em termos de extensão, num total de 95 Kms de canais e esteiros na ria de Aveiro

Quantidade:

A quantidade total de sedimentos a dragar é de 1.000.000,00 de metros cúbicos.

Trabalhos de dragagem no âmbito do Projecto de Melhoria de Calado do Cais Juan Carlos I, no Porto de Algeciras
Algeciras, Espanha

Dragagem:

O projecto tinha como objectivo proceder ao aumento do calado operativo num tramo de 500m do identificado Cais Juan Carlos I, passando dos iniciais -17,00mZH para -18,50m (ZH).

Para estes trabalhos foi mobilizado o equipamento Novadragamar, equipado com o ripper Xcentric 130 e o batelão de transporte de dragados Philae.

Quantidades

A dragagem desenvolve-se numa área aproximada de cerca de 200.000 m².

Os solos a dragar são maioritariamente constituídos pela alternância de argilas consolidadas, margas e arenitos, formações típicas de flysch do campo de Gibraltar.

Dragagem dos Acessos Aquaviários ao Porto de Vitória
Vitória, Brasil

Dragagem do canal de acesso e bacia de rotação:

Dragagem do canal de acesso com 7.500 m de comprimento.

Largura máxima de 215m, mínima de 117 e bacia de rotação com raio de 170m, por draga de sucção e arrasto.

Alteração do calado máximo de acesso ao porto dos -10,60m (ZH) m para os -12,50m (ZH).

 

Quebramento e dragagem de rocha:

Quebramento de rocha com recurso a explosivos protegido por cortina de bolhas evitando a transmissão de vibrações à cidade. Dragagem por Backhoe Dredger, transporte e despejo a 7,5m fora da barra.

 

Quantidades:

Draga de sucção e arrasto: 1.890.000 m³.

Clamshell: 228.359 m³.

Manutenção: 502.246 m³.

Rocha: 114.560 m³.